Certificado Digital é uma assinatura eletrônica que identifica pessoas e empresas na internet. Garante proteção nas transações eletrônicas e em outros serviços no mundo digital, permitindo que seus titulares assinem digitalmente documentos e arquivos eletrônicos de qualquer lugar do mundo com mais segurança e agilidade. Desta forma nosso sistema garante que pessoas não autorizadas não tenham acesso às suas transações e serviços particulares.
O processo de obtenção do certificado digital compreende quatro momentos distintos: a solicitação, a identificação presencial, a validação e verificação dos documentos e a emissão.
Antes de realizar a obtenção do certificado, deve-se verificar a finalidade de uso, a forma de armazenamento e o período de validade desejado para, então, solicitar o tipo de certificado adequado e efetuar a compra pelo site de uma das Autoridades Certificadoras habilitadas.
Para iniciar o processo de identificação do usuário é preciso agendar uma visita para validação presencial em um posto de atendimento próximo da sua localidade.
Uma vez verificada a conformidade dos documentos, o usuário estará apto a emitir e utilizar seu Certificado Digital.
Confira nas páginas seguintes as etapas do processo e os documentos necessários para a validação do Certificado Digital de Pessoa Física e do Certificado Digital de Pessoa Jurídica.
1 - SOLICITAÇÃO
O interessado na aquisição de um Certificado Digital deverá acessar a Area de Certificados do site da AR INVIA clique aqui , escolher o tipo e validade do certificado e em seguida clicar em "SOLICITE O SEU".
2 - IDENTIFICAÇÃO PRESENCIAL
Após a solicitação, o interessado deverá providenciar os documentos necessários para emissão do tipo de certificado escolhido (conforme rol elencado abaixo) e agendar uma visita em uma Autoridade de Registro para realizar a identificação presencial.
3 - VALIDAÇÃO E VERIFICAÇÃO
Após a apresentação dos documentos, o interessado deverá, então, aguardar o processo de validação e verificação por parte da Autoridade de Registro. Caso esteja em conformidade, pode-se prosseguir para a etapa de emissão do Certificado.
4 - EMISSÃO
Nesta fase o sistema iniciará o processo de geração do par de chaves RSA com o tamanho de 2048 bits e algoritmo de assinatura SHA 256 na mídia criptográfica do cliente.
O Certificado Digital, por ser uma Ferramenta de Segurança, atualmente é utilizado para entrega de documentos e consultas de dados sigilosos, junto aos Orgãos do Governo, principalmente CEF(FGTS) e RFB (IR) e também para assinaturas de Notas Fiscais Eletrônicas.
A partir da próxima década, acreditamos que as empresas privadas também serão provedoras de sistemas que utilizarão massivamente o Certificado Digital.
O certificado digital é uma identidade eletrônica que permite a identificação de pessoas e empresas no mundo virtual de forma autêntica e segura. Como o certificado garante validade jurídica às transações feitas em meio eletrônico, a certificação tem como principal benefício a possibilidade de substituir a assinatura manuscrita em documentos, tornando tal procedimento mais simples e com total legitimidade.
A lista de obrigações e serviços que requerem o uso do certificado digital vem aumentando de maneira constante e cada vez mais categorias profissionais vêm experimentando os benefícios da tecnologia da certificação. Contadores, advogados, médicos, técnicos de laboratório, gestores de empresas e servidores públicos, entre outros, já utilizam esta ferramenta que auxilia na redução da burocracia, simplificando a prestação de contas junto ao Fisco, e garante a confiança e a privacidade das transações eletrônicas.
Os exemplos de uso do certificado digital são múltiplos, tanto na esfera governamental como na privada. O governo federal, por exemplo, com o intuito de dar celeridade e segurança aos processos internos, adotou o uso da certificação em várias iniciativas.
O processo de validação do Certificado Digital inclui a apresentação da documentação listada abaixo e a coleta biométrica da digital e da face, conforme determinação da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira ICP-Brasil.
DOCUMENTAÇÃO PESSOA JURÍDICA
. Ato Constitutivo (devidamente registrado no órgão competente);
. Ata de Eleição: (Aplicável nos casos em que os Sócios e/ou Diretoria sejam eleitos em Ato separado);
. Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral CNPJ impresso no dia da validação.
O certificado digital é sua identidade na rede, portanto é importante ter alguns cuidados essenciais com ele:
HARDWARE (SMART CARD, TOKEN, LEITORA):
. Não deixe molhar;
. Não deixe exposto a altas temperaturas;
. Não deixe próximo de aparelhos que emitam ondas magnéticas;
. Sempre remova o hardware com segurança do computador;
. O uso correto garante o bom funcionamento do seu certificado.
SOFTWARE:
. Não divulgue sua senha (PIN/PUK);
. Não entregue seu certificado a terceiros;
. Não digite as senhas a vista de terceiros;
. Não anote a senha em papeis;
LEMBRE-SE:
. Sua senha não é armazenada pela AR INVIA, sendo assim não pode ser alterada por nenhuma central de atendimento.
. Com três erros repetidos da sua senha PIN a mesma será bloqueada, somente sendo permitida sua alteração através da senha PUK.
O processo de obtenção do certificado digital compreende quatro momentos distintos: a solicitação, a identificação presencial, a validação e verificação dos documentos e a emissão.
Antes de realizar a obtenção do certificado, deve-se verificar a finalidade de uso, a forma de armazenamento e o período de validade desejado para, então, solicitar o tipo de certificado adequado e efetuar a compra pelo site de uma das Autoridades Certificadoras habilitadas.
Para iniciar o processo de identificação do usuário é preciso agendar uma visita para validação presencial em um posto de atendimento próximo da sua localidade.
Uma vez verificada a conformidade dos documentos, o usuário estará apto a emitir e utilizar seu Certificado Digital.
Confira nas páginas seguintes as etapas do processo e os documentos necessários para a validação do Certificado Digital de Pessoa Física e do Certificado Digital de Pessoa Jurídica.
1 - SOLICITAÇÃO
O interessado na aquisição de um Certificado Digital deverá acessar a Area de Certificados do site da AR INVIA clique aqui , escolher o tipo e validade do certificado e em seguida clicar em "SOLICITE O SEU".
2 - IDENTIFICAÇÃO PRESENCIAL
Após a solicitação, o interessado deverá providenciar os documentos necessários para emissão do tipo de certificado escolhido (conforme rol elencado abaixo) e agendar uma visita em uma Autoridade de Registro para realizar a identificação presencial.
3 - VALIDAÇÃO E VERIFICAÇÃO
Após a apresentação dos documentos, o interessado deverá, então, aguardar o processo de validação e verificação por parte da Autoridade de Registro. Caso esteja em conformidade, pode-se prosseguir para a etapa de emissão do Certificado.
4 - EMISSÃO
Nesta fase o sistema iniciará o processo de geração do par de chaves RSA com o tamanho de 2048 bits e algoritmo de assinatura SHA 256 na mídia criptográfica do cliente.